Informações referentes a ministração de aulas no 2º bimestre de 2020/2

Bom dia pessoal!

Abaixo encontram-se algumas informações referentes a condução de aulas regulares neste semestre e quanto aos Componentes Curriculares que foram cancelados ou que foi concedido Conceito XD no semestre passado:

1º) Em pesquisa realizada junto aos docentes do nosso Departamento, todos optaram em permanecer de forma remota, não optando por aulas práticas presenciais, visto o problema da pandemia ter se agravado no momento em que a solicitação foi realizada. Portanto, permaneceremos de forma remota até o final desse semestre.

2º) Para aqueles estudantes que fizeram GZO140 (Equideocultura) semestre passado com a profa. Raquel, a qual concedeu Conceito XD, anexo abaixo a informação repassada por ela:

"TURMA 1A: SEM ALUNOS MATRICULADOS

TURMA 2A

Alan Freire - Zootecnia
Alisson Vitor de Souza - Zootecnia
Elisana Freire Marques - Zootecnia
Lucio Vinicius Drehmer - Zootecnia
Pauline de Fátima Santana - Zootecnia
Thiago Arantes  Junqueira Meireles - Medicina Veterinária
Nathalia Moreira Paranhos - Zootecnia

Data das aulas práticas (sugestão a ser apresentada aos alunos):

1) 09/06/2021 (quarta-feira) das 13-17h (4h/aula)

2) 11/06/2021 (sexta-feira) das 08-12h (4h/aula)

3) 16/06/2021 (quarta-feira) das 13-17h (4h/aula)

4) 18/06/2021 (sexta-feira) das 08-09h40 (2h/aula) – REVISÃO GERAL (caso solicitado)

18/06/2021 (sexta-feira) das 10-12h (2h/aula) – PROVA INDIVIDUAL (PESO 55%)

Local das aulas práticas: Setor de Equideocultura da FZMV/UFLA e/ou haras da região (caso seja possível transporte da UFLA), exceto para aplicação da prova individual onde será necessária uma sala de aula no PV9.

Obs.: Além dos meios institucionais (email, sala no campus virtual), utilizo um grupo WhatsApp para me comunicar com os alunos. Segue anexo texto que elaborei para apresentação da proposta aos discentes, caso ela seja aprovada pelos coordenadores do colegiado de Zootecnia e Medicina Veterinária. Primeiramente ela será enviada por WhatsApp e depois postada na sala do campus virtual que voltará a ficar visível aos alunos."

3º) Quanto ao Componente Curricular GFI105 (Conceitos de Física B) , o qual foi cancelado semestre passado também, obtive o seguinte retorno do docente responsável:

"atualmente estamos ofertando, no total (para todos os cursos) 205 vagas de GFI 105 e temos apenas 119 alunos matriculados, ou seja, eles tiveram oportunidade de se matricular, e certamente o fizeram. Além disso, em 2021/1 teremos a mesma quantidade de vagas."

4º) Quanto ao GET107 (Apicultura e Sericultura), que inclusive foi postado ontem no Instagran, mas resolvi frisar por aqui também, o docente me retornou o seguinte:

"- A disciplina será “re-ofertada” única e exclusivamente a aqueles alunos que já estavam matriculados no momento de seu cancelamento devido à pandemia e que gostariam de concluir a mesma durante o período emergencial. Neste caso, e considerando que todos os alunos inicialmente matriculados permaneçam interessados, teremos 25 alunos na turma 2A e 05 alunos na turma 5A, totalizando 30 alunos;

- Considerando que neste semestre estou ministrando o CC PEN516 Toxicologia de Pesticidas/PPG Entomologia as terças à tarde, horário o qual era reservado para o CC GET107 no primeiro semestre de 2020, as aulas desse CC só poderão ser ministradas após a data de 31/03/2021 (encerramento do semestre da Pós-Graduação);

- As aulas teóricas do CC GET107 serão ministradas de forma remota utilizando as ferramentas digitais e serão concentradas nos dias 06, 13, 20 e 27 de abril/2021, sempre as terças-feiras das 15:00 até as 17:40h;

- As aulas práticas do CC GET107 serão ministradas nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio/2021 e 01 de junho/2021, sempre as terças-feiras das 15:00h até as 17:40h, na sala DEN03. Como medida de segurança, e com base no real quantitativo de alunos que retornarão com interesse em nossa CC, as turmas serão divididas em grupos menores e desta forma as aulas práticas também poderão ocorrer nos dias 08, 15, 22 e 29 de junho/2021;

- Por se tratar de aulas práticas ministradas diretamente no campo, em área aberta, a menção a sala DEN03 é necessária somente para atribuir um ponto de referência e encontro dos alunos;

- As atividades presenciais serão realizadas seguindo todo o protocolo de segurança e contingenciamento proposto ao enfrentamento ao coronavírus. O fornecimento de todo material necessário (máscaras, luvas, álcool gel, termômetro, faceshield para uso pelos servidores, etc) à proteção dos alunos e servidores deverá ser de responsabilidade da Administração Executiva da UFLA, uma vez que o DEN não possui os mesmos;

- As atividades avaliativas do CC serão aplicadas de forma remota via Campus Virtual, em datas e horários a serem definidas com os alunos no retorno das atividades teóricas, não havendo necessidade de encontro presencial;

- Caberá à Administração Executiva comunicar/convocar os alunos interessados pelo nosso CC sobre o retorno das atividades teóricas e presenciais/práticas."

Acredito que com estas informações vocês agora, especialmente para aqueles que estavam com dúvidas sobre a oferta de disciplinas canceladas semestre passado, já possam se organizar melhor.

Saudações!