O curso visa a formar profissionais éticos que priorizem as relações de interesse social e econômico do mercado de trabalho, buscando sempre a eficiência do setor agropecuário aptos a planejar, gerenciar, e assistir diferentes sistemas de produção animal e estabelecimentos agroindustriais.
Tem como objetivo agregar valores e otimizar a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias sociais economicamente adaptáveis, atendendo às demandas da sociedade quanto à excelência na qualidade e segurança dos produtos de origem animal e viabilizar sistemas alternativos de produção animal, bem como a comercialização de seus produtos e subprodutos. São, portanto, competências do zootecnista: registro e controle de animais de diferentes raças; supervisão de exposições oficiais, avaliação genética de rebanhos; seleção de animais para formação de rebanhos-matrizes para reprodução; definição de sistemas e técnicas de cruzamentos; desenvolvimento de técnicas de pastagem; bioclimatologia; pesquisa de necessidades nutricionais de rebanhos e adequação de dieta animal; planejamento de instalações para a criação de animais visando ao conforto e funcionalidade; supervisão de vacinação e inseminação de animais.
O exercício de profissão de Zootecnista foi regulamentado pela lei Nº 5550 (04/12/1968) e suas diretrizes curriculares do curso de Graduação homologadas em 17/12/2004.
O curso de Zootecnia da UFLA, foi autorizado em 05/12/1975, através do parecer 4878/75 do Conselho Federal de Educação e, neste 42 anos foi responsável pela formação de muitos profisionais altamente qualificados. Atualmente o tempo necessário para sua formação é de no mínimo 10 semestres letivos, com carga horária total de 4.355 horas/aula, para o cumprimento de disciplinas obrigatórias e eletivas, estágio supervisionado e projeto orientado, e de outras atividades acadêmicas.
Os discentes dedicam-se à atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de monitorias, iniciação científica, estágios, bolsa atividade, PET e de núcleos de estudos. Atualmente o DZO possui 16 grupos de estudos atuantes, os quais tem proporcionado a participação em atividades de pesquisa, assistência técnica e organização e realização de eventos entre outras, permitindo a integração entre docentes, discentes de graduação e pós-graduação, que atuam nas diferentes áreas do conhecimentos.