Bovinocultura de Corte

O setor de Bovinocultura de Corte da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está situado no Departamento de Zootecnia da UFLA e usufrui de estruturas como, currais de engorda, curral de manejo do tipo antiestresse, áreas de pastagens, áreas para produção de culturas para confecção de silagens, silos e salas de apoio para funcionários e estudantes.

O setor conta com um rebanho da raça Tabapuã, oriundo inicialmente de doações de criatórios da raça. Atualmente, os programas de reprodução animal e melhoramento genético do departamento realizam acasalamentos dirigidos, visando multiplicar o rebanho, maximizar o ganho genético e controlar a endogamia (acasalamento de indivíduos com certo grau de parentesco). Os animais são registrados juntos à Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), mediante inspeção de um técnico responsável, e são utilizados principalmente, em experimentos conduzidos por discentes do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Os estudos desenvolvidos no setor abrangem diversas áreas da bovinocultura de corte, com foco na nutrição e intensificação dos sistemas de produção de bovinos, sejam a pasto e/ou confinados. As linhas de pesquisas aqui desenvolvidas envolvem estudos sobre programação fetal, suplementações estratégicas, manejo de pastagens (incluindo sistemas sustentáveis de produçãoe uso de leguminosas forrageiras), produtividade de culturas, conservação de alimentos, testes de produtos, desempenho, qualidade de carne, entre outros.

Além da utilização dos animais nas pesquisas, o rebanho também é objeto de estudo para aulas práticas de algumas disciplinas da graduação dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária da UFLA. O setor de Bovinocultura de Corte conta também com a participação de núcleos de estudos do Departamento de Zootecnia (Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte – NEPEC; Núcleo de Estudos em Forragicultura – NEFOR; Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia – GMAB e; Grupo de Estudos em Reprodução - GERE), na qual desenvolvem suas atividades e dão suporte aos experimentos aqui realizados, sob orientação dos professores que atuam diretamente no setor.