Caprinocultura e Ovinocultura

Os setores de Ovinos e Caprinos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), pertencentes ao Departamento de Zootecnia da UFLA, está sob a coordenação da Profa. Iraides Ferreira Furusho Garcia. Nestes setores são desenvolvidas diversas atividades que envolve ensino, pesquisa e extensão sobre esses animais, e tem como objetivos:

- possibilitar aulas práticas para disciplinas de graduação e pós-graduação;

- gerar amostras para aulas práticas em diversos laboratórios da Instituição;

- condução de pesquisas envolvendo alunos de Iniciação Científica e da pós- graduação;

- oferecer condições para condução de estágios supervisionados e vivencial para acadêmicos graduandos e pós-graduandos da UFLA e outras Instituições nacionais e internacionais;

- oferecer estrutura para realização de cursos de extensão, dias de campo e visitas técnicas para acadêmicos, profissionais e criadores;

- contribuir para as atividades de grupos de estudos, especialmente o GAO (Grupo de Apoio a Ovinocultura) e o NECAPRI (Núcleos de Estudos de Caprinos).

Os setores contam com áreas de pastagens, capineiras, estábulos para ovinos e caprinos, bodil, sala de ordenha, sala de aula, curral de manejo, e outras estruturas de apoio. Atualmente é composto por rebanho ovino estável com 50 matrizes e 1 reprodutor, e rebanho caprino evoluindo para 20 cabras e 2 bodes. Além dos acadêmicos dos grupos de estudo, o setor é mantido por dois funcionários com o apoio e coordenação de docentes do DZO e do DMV.

Nos setores, as atividades são conduzidas a mais de 20 anos, com o envolvimento de acadêmicos integrantes do GAO (fundado pelo Prof. Juan Romón Olalquiaga Perez); e do NECAPRI (fundado pela Profa. Maria das Graças Moura e Silva). Atualmente, os dois grupos estão em processo de fusão em um só grupo de estudo, e está sendo coordenado pela Profa. Iraides Ferreira Furusho Garcia.

As atividades desenvolvidas nos dois setores de pequenos ruminantes da UFLA visam principalmente o desenvolvimento de profissionais aptos a trabalhar na área de pequenos ruminantes, a qual tem mostrado crescimento destacado em todo país. Os setores de ovinos e caprinos está a disposição para a comunidade interna e externa a UFLA, com o objetivo de incentivar e apoior a atividade da ovinocultura e ovinocultura, além de possibilitar a troca de conhecimento entre os diversos segmentos da cadeia produtiva.